Algumas pessoas como eu preferem acampar no inverno, mas por que acampar no inverno?
Acampar no inverno é pesadelo pra algumas pelo fato de estar frio, ter de levar mais roupas, mais cobertas e etc, porém tem seu lado bom, pode-se levar a namorada e dar aquela esquentada a noite, ou levar uns amigos e fazer uma fogueira curtindo um violão tomando um chocolate quente.

No post de hoje vou postar algumas dicas pra quem nunca acampou no inverno, e uma dica bem legal de chocolate quente com conhaque.



# Não subestime o frio do lugar para onde você vai! Especialmente em lugares altos, pode fazer calor de dia, mas de noite esfria e venta muito. Leve um saco de dormir que aguente o tranco e roupas que esquentem bem. Uma dica legal também é fazer alguns polichinelos antes de entrar no saco, isso fará com que o calor do seu corpo aumente, e logo em seguida você poderá entra no saco de dormir, o saco de dormir não foi feito pra esquentar, ele apenas segura o seu calor corporal, lembre-se também de utilizar um isolante térmico por baixo do saco de dormir. Colchões de ar não são muito aconselháveis no frio pois esfriam rapidamente.


# Tenha uma barraca com resistência à chuva. Passar frio é ruim, mas passar frio molhado além de ser ruim é perigoso! Prepare-se.


# Certifique-se que deixou sua barraca ventilada para a noite. Por mais frio que esteja lá fora, a barraca irá condensar por dentro com o calor de seu corpo e deverá estar ventilada para minimizar esta condensação.
Se a barraca não estiver ventilada você acordará todo molhado, com o sobre-teto da barraca repleto por gotículas d'água.


# Escolha um local apropriado para montar sua barraca, de preferência abrigado do vento e que receba o sol da manhã, para secar seu equipamento e o sereno que sua barraca recebeu durante a noite. Tenha certeza que o chão não empoça...
não monte sua barraca em baixo de arvores, pois enquanto você dorme um galho enorme pode cair em sua cabeça que você não vai nem ver, evite montar sua barraca em terrenos esburacados, caso chova formará uma poça d'água gigante em baixo de sua barraca.


Teste todo o seu material ANTES de sair de casa. Lanternas, fogareiros e barracas devem estar funcionando em perfeito estado e não esqueça de pilhas e combustíveis extras...


# Tenha um bom isolante térmico, que o afaste do frio do chão. Uma dica legal é que você pode usar, também, os cobertores de emergência como chão dentro da barraca, para aumentar o isolamento.


# Em hipótese alguma você deverá se fechar totalmente dentro de seu saco de dormir! Seu rosto deverá ficar do lado de fora, para que você respire normalmente, caso contrário ira condensar o ar dentro do seu saco e você acordará todo húmido.


# Deixe em casa duas coisas muito importantes para o dia-a-dia das cidades e absolutamente supérfluas/quase perigosas para o dia-a-dia ao ar livre: calça jeans e camisetas de algodão. Ambas demoram para secar e não esquentam quando molhadas – pelo contrário, resfriam tremendamente e, claro, te deixam gelado!


# Não esqueça de um bom par de meias, luvas, cachecol e um excelente gorro – pelo menos 25% do calor do corpo sai pela cabeça...


# Cheque sempre a previsão do tempo antes de viajar!


Coma com freqüência. Leve biscoitos e lanchinhos mais calóricos que os lanches de verão, como frutas secas e muitas nozes, barra de cereais etc. Lembre-se que queimar calorias ajuda a esquentar. E carregue-os sempre em locais de fácil acesso.


# Garrafas térmicas podem servir de ‘saco de água quente’. Encha-as com água quente e coloque-as dentro do saco de dormir, para esquentar.


# Os dias são mais curtos no inverno, ou seja, a noite chega mais cedo. Planeje sua caminhada ou qualquer outra atividade de acordo com os horários do sol, para que você tenha tempo suficiente de armar o acampamento antes da noite chegar. O fim da tarde costuma ser um horário bastante frio – se você já puder estar com tudo pronto e aquecido com uma roupa limpa e seca será melhor.


Agora uma dica muito legal de um "choconhaque" para aquele programinha noturno.






INGREDIENTES:
2 xícaras (chá) de açúcar cristal (400 gramas)
* 10 gramas de cravo-da-índia (1 pacote pequeno);
* 1 litro de leite bem quente;
* 4 colheres (sopa, cheias) de chocolate em pó;
* 1/2 copo (americano) de conhaque.



Agora o PREPARO:
Em fogo alto, misturar o cravo e o açúcar. Com o açúcar dourado, pôr o leite e o chocolate em pó.
2 Mexer até obter uma mistura homogênea.
3 Acrescentar o conhaque.
4 Misturar bem. Servir sempre quente.














Fonte: http://sites.google.com/site/dicasdecamping/dicas/acampar-no-inverno
e do choconhaque: http://www.papodebar.com/choconhaque-uma-bebidinha-pra-esquentar/ Enviar para o Twitter

3 comentários:

Putz.... Adorei o Post, e como é bom saber que não sou o único que é chamado de louco por todos por preferir acampar no inverno. Eu simplesmente amo. Quanto às dicas, concordo com todas e acrescento uma muito simples e que principalmente os campistas novos sempre esquecem: leve uma cordinha para fazer um varal, para poder secar toalhas de banho, meias, roupas e até mesmo os cobertores devido à condensação da transpiração e da respiração da noite.
Um abraço.
Ricardo

Eu sou outro que prefere acampar no inverno. Passar calor na barraca... nem pensar, é horrível. Talvez tolerável quando se tem energia elétrica para ligar um ventilador. Mas o frio é sem dúvida mais aconchegante.
Abraços.

Acampar no inverno é maravilhoso. Suas dicas são muito valiosas para os desavisados. Ajuda bastante levar mantas metalizadas, tipo as de Socorro dos bombeiros. Para isolamento térmico de colchão de ar, é fantástico, com uma coberta em cima.

Postar um comentário