São Tomé das Letras - MG


São Tomé das Letras é considerada um local sagrado. Os moradores do lugar garantem que estão constantemente em companhia de seres extra-terrestres. Todos os cultos e credos convivem em São Tomé. É gratificante conversar com os moradores com suas histórias extraordinárias. Mas quem sabe se são verdadeiras mesmo? A explicação para tanto misticismo é porque a cidade foi construída em cima de uma rocha de quartzito que armazena energia cósmica e telúrica. São Tomé é considerada uma das sete cidades sagradas do mundo.

A cidade é simples e rústica. Tem pouco mais de 5000 habitantes. Como a região fica em cima de uma grande formação rochosa é tudo feito a base de pedra. Desde as ruas, casas e igrejas. O clima é frio, devido a altura. Mesmo no verão é conveniente levar vários agasalhos para a noite.

Um dos principais atrativos é a subida até a pirâmide, no lado alto da cidade. Trata-se de uma construção sobre uma rocha. Ninguém sabe ao certo quem construiu. Dizem até que foi feita para pouso de óvnis. Mesmo que você não acredite muito nessas histórias, vale a pena mesmo que seja pela vista: um espetáculo, principalmente no por-do-sol.

Outra vista fantástica da região é no Cruzeiro, uma grande cruz no topo de uma montanha, de onde se tem uma visão panorâmica de toda a região.

Durante o dia, uma boa opção é curtir as cachoeiras, como a bela VALE DAS BORBOLETAS que recebeu este nome devido a centenas de borboletas coloridas passearem por lá, principalmente durante a primavera. Outra bela cachoeira, a DA EUBIOSE fica pertinho, a cerca de 3km na estrada de Caxambú. Saindo um pouco da luz do dia, vale explorar a Gruta de São Tomé, onde diz a lenda, o próprio santo teria escrito algumas palavras.


São Tomé encanta por sua beleza e exotismo. Representa um rincão perdido no mapa, que vem sendo invadido desde que os primeiros forasteiros chegaram, na década de 70. Vieram esotéricos, hippies, ecoturistas e muitas outras pessoas. Todos em busca de um sonho especial e movidos, quem sabe, por uma crença: de que em São Tomé mito e realidade se misturam a todo momento.
 
Enviar para o Twitter

0 comentários:

Postar um comentário